Gestão Ambiental: Projeto Fragatas

O turismo sustentável é uma indústria importante para o desenvolvimento local e conservação ambiental na província de Tumbes, onde a Karoon opera. A Karoon tem sido fundamental para a implementação do Projeto Fragata em Tumbes.  Localizado nos manguezais de Puerto Pizarro, o projeto forneceu um impulso significativo para o ecoturismo e é um dos destinos turísticos mais importantes de Tumbes.

O projeto foi concebido para proteger a ave Fragata (Fregatta magnificens) através da sensibilização para a situação dos pássaros e através de coleta de informação. O projeto inclui a investigação científica que fornece informações sobre o comportamento da colônia, sessões de alimentação, viagens e acasalamento da Fragata.

As informações do estudo científico foram publicadas em um livro que a Karoon lançou oficialmente em novembro de 2015. O livro é uma ferramenta valiosa para as Universidades do Peru, o governo e agências de turismo para aprender sobre esta espécie fascinante e ter uma melhor compreensão do seu valor no ecossistema da região.

Campanhas educativas com os alunos do ensino secundário e terciário, bem como o treinamento de guia de turismo local têm sido extremamente benéficas no aumento da consciência ambiental sobre a importância da ave Fragata e seu habitat local.  Isto levou também a uma das principais realizações do projeto, nomeadamente o aumento do número de visitantes aos manguezais de Puerto Pizarro, resultando em um benefício econômico significativo para as comunidades locais.

Para mais informações sobre o projeto, visite: http://avesfragatasperu.com/