Investimento Social

Desde a sua criação, a Karoon tem tido uma abordagem sustentável para o planejamento estratégico para alcançar nossos objetivos corporativos em todos os aspectos do nosso negócio. Isso inclui a responsabilidade social e investimento em que a nossa abordagem cuidadosa e considerada nos permitiu contribuir para as comunidades locais onde operamos ao lado de nossos gastos do programa de trabalho.

A Karoon entende que o sucesso do projeto deve contribuir para uma melhor qualidade de vida para as pessoas, famílias, autoridades e outras partes interessadas que estão envolvidas no desenvolvimento de nossas operações.

A Karoon tem demonstrado o nosso compromisso com as comunidades e partes interessadas, promovendo a participação local nas atividades de investimento social e na implementação dos nossos programas de trabalho.  Todas as nossas atividades de investimento social são especialmente desenvolvidas para fornecer os melhores benefícios para os envolvidos

Apoio às Economias Locais: Projeto Mutumbi

Quando a Karoon chegou a Tumbes, a empresa identificou uma falta de oportunidades de trabalho para as mulheres. Uma vez que a Companhia se tornou mais familiarizada com a região e sua cultura, a Karoon notou que estas mulheres mostraram grande talento na produção de joias artesanais e outros produtos artesanais locais, no entanto, faltava-lhes conhecimentos básicos para transformar essa oportunidade em um pequeno negócio.

Com base nestes resultados, a Karoon desenvolveu um programa para criar um pequeno negócio artesanal e, assim, capacitar essas comunidades para gerar uma renda sustentável.

O programa começou em março de 2012 com formação em administração de empresas, técnicas de design, marketing e vendas. As mulheres aprenderam muito da experiência e estabeleceram uma marca sólida chamada Mutumbi. Hoje a empresa proporciona emprego para nove mulheres tanto trabalhadoras como gerentes neste exitoso projeto.

A Karoon continua a orientar e auxiliar a Mutumbi, com o objetivo de conseguir um negócio autossustentável para as mulheres locais.

Para mais informações, por favor visite: www.facebook.com/mutumbiperu

Apoio à Educação: Projeto Tumpis

Em 2013, a Karoon tornou-se ciente de que muitas crianças de famílias de baixa renda, na província de Tumbes estavam sendo desencorajadas de terminar sua escolaridade em favor da procura de emprego de baixa remuneração na indústria de pesca local.  Para incentivar esses estudantes a completarem seus estudos e continuar no nível superior, a Karoon desenvolveu um programa educacional chamado Tumpis. O programa é aberto a estudantes de famílias de baixa renda que têm bom desempenho em seus estudos secundários e oferece-lhes a oportunidade de frequentar a universidade em que de outra forma não têm os recursos financeiros para fazê-lo.

A Fase 1 do Projeto começou em 2013 com nove alunos.  A Karoon forneceu apoio financeiro para cada aluno para ajudar com o custo de vida, ferramentas de aprendizagem e de transporte, enquanto frequentavam a Universidade de Tumbes. Hoje o programa, atualmente na fase 2, foi melhorado para incluir aulas e workshops para melhorar as técnicas de estudo. Fundamentalmente, o programa incentiva o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos alunos para motivar e incentivar o desempenho acadêmico.

Apoio à Saúde: Projeto de Medicina Natural

A Amazônia peruana abriga uma das maiores coleções de flora do mundo. Considerando o tamanho e natureza geográfica da área, os benefícios para os habitantes locais dos valores medicinais da sua flora não são bem conhecidos ou compreendidos. A Karoon, em um esforço conjunto com o Instituto Peruano de Pesquisas da Amazônia (IIAP, Instituto de Investigación de la Amazonía Peruana), desenvolveu um projeto intitulado “Formação para comunidades amazônicas com ênfase em plantas medicinais, medicina tradicional e conservação dos recursos naturais da Amazônia”.

O objetivo do projeto foi a formação de profissionais de saúde em cada comunidade para fazer uso sustentável das plantas medicinais na floresta em Pastaza, Loreto.  Isto teve muitos benefícios, incluindo a melhoria do acesso aos cuidados de saúde para as comunidades, o emprego e a formação dos trabalhadores de saúde e conservação cuidadosa e uma maior sensibilização dos recursos naturais locais.

Muitas espécies de plantas localizadas na área do Bloco 144 anteriormente mantendo por Karoon têm propriedades medicinais que podem ser utilizadas para tratar doenças, tais como, por exemplo, a diabetes, a malária, colesterol, anemia, úlceras e gripe. A Karoon, em conjunto com o Instituto de Pesquisas da Amazônia Peruana (IIAP), desenvolveu um programa para treinar profissionais de saúde locais no tratamento destas doenças comuns através da medicina natural. Em geral, 12 enfermeiros de 12 comunidades de Loreto concluíram com êxito o programa.

Em setembro de 2015, a Karoon e o IIAP visitaram estas comunidades para avaliar o sucesso do programa.  Os resultados foram extremamente positivos com a maior parte dos trabalhadores treinados no tratamento de doenças comuns com plantas medicinais locais.

Apoio às Comunidades Locais: Titulação da Terra

Uma grande parte das comunidades da província de Dátem del Marañon não tem documentos legais para certificar a propriedade das terras onde residem. Isso os deixou expostos e vulneráveis a potenciais conflitos de terra e de fronteira.  Em 2010, a Karoon, em conjunto com outras instituições chave, desenvolveu o Projeto de Titulação da Terra para as comunidades nativas. O projeto foi destinado a apoiar sete comunidades nativas através do processo de obtenção de títulos de terra na província de Dátem del Marañon.

Após cinco anos, os títulos foram concedidos em 22 de maio de 2015, melhorando as condições territoriais e legais para estas sete comunidades. Os títulos representam um grande passo em frente para a formalização do território do País.

Patrocínio da Educação

Eventos Universidades, Brasil

A Karoon patrocinou dois eventos em diferentes universidades brasileiras durante 2016, a saber:

  • Petro-Sul, o maior evento de petróleo e gás no sul do Brasil, reunindo cerca de 300 participantes. O evento foi organizado pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e ofereceu visitas técnicas, palestras e cursos por profissionais de renome que compartilharam conhecimentos, avanços e as últimas notícias e tendências tecnológicas da indústria.
  • O “I SPE-UDESC Petroleum Workshop”, organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) para discutir as tendências tecnológicas, institucionais e de investigação relacionadas com a engenharia na indústria petrolífera e de gás. A Karoon, em parceria com a Haliburton, ofereceu uma oficina por André Mendonça, especialista em fluidos de perfuração.

Bolsa Karoon Geoscience, Austrália:

Durante 2016, a Karoon começou a patrocinar a bolsa Victoria Tasmania da Petroleum Exploration Society of Australia (PESA).  A bolsa está aberta a candidatos por honras e mestres que estudam em um programa acadêmico de geociências relacionado com a energia em Victoria ou na Tasmânia.

A bolsa é atribuída a um estudante que trabalha em um projeto de geociências relevante para as indústrias relacionadas com a energia. Alguns exemplos incluem sedimentologia, análise de bacias, geologia estrutural, geofísica, geoquímica, paleontologia e geologia do petróleo.

O objetivo é ajudar os alunos com auxílios, de subsistência, ou os custos do projeto, tais como aquisição e processamento de dados ou de viagem e alojamento para o trabalho de campo ou conferências.